Fundamentação teórica: #comofaz?

fundamentacao-teorica

Você provavelmente já passou por algum desespero na hora de entender o que é uma fundamentação teórica…

Pois bem, vamos lá: traduzindo esta expressão estranha, “fundamentação teórica” significa “textos que sustentarão sua pesquisa”, ou seja, é a parte do trabalho que explica e fundamenta tudo o que você está pesquisando.

Se você for pesquisar sobre a reprodução dos macacos, você precisará, primeiro, explicar o que é a reprodução e o que são macacos de forma separada. Só depois você junta as duas coisas e fala sobre a reprodução dos macacos em si. Escrever a fundamentação teórica é escrever a base de cada parte do seu trabalho: reprodução… macacos… reprodução dos macacos.

Para construir sua fundamentação teórica, você deve escrever e organizar seu texto a partir daquilo que você leu em livros, artigos, sites…

Para começar, faça um levantamento da literatura existente sobre o seu tema e junte tudo na mesma panela. Depois, comece a ler e separar tudo o que for importante.

A partir daí, você escreverá seu texto, que combina suas próprias ideias com as ideias de diferentes autores. É aqui que a história fica boa! Quando você começa a mostrar que leu sobre o assunto e é capaz de organizar as suas ideias com as ideias de grandes autores.

A ideia, no papel, é bem simples. Se eu estou falando sobre a “troca de lâmpadas”, preciso explicar como cada parte funciona:

1 – Se eu sei que, para trocar a lâmpada, preciso de uma chave de fenda, uma escada e uma lâmpada nova, vou explicar:

2 – O que é uma chave;

3 – O que é uma escada;

4 – O que é uma lâmpada;

5 – Como a chave, a escada e a lâmpada trabalham juntas…

É uma ordem lógica…

E é aí, também, que você começa a citar novos autores e aprende que “citações” mudam a nossa vida. É muito importante que você saiba como citar outros autores e, para isso, há outro post AQUI!

A fundamentação teórica do seu trabalho serve para embasar sua pesquisa. Você precisa fundamentar sua pesquisa com bons autores e saber misturar tudo isso com suas ideias, fazendo com que os autores e você “batam um papo” no decorrer do texto.

Não é difícil, só exige dedicação e concentração, pois é impossível escrever sua fundamentação teórica sem ler muuuito! Como você pretende escrever as ideias de outros autores se você não leu o que eles escreveram?

Fundamente seu trabalho em um chão firme, senão, meu caro, seu castelinho pode desabar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


sete − = 3