Como escolher o tema do meu TCC?

como-escolher-tema-tcc

Essa escolha costuma assombrar desde cedo sua cabeça, né? Calma, você não é o único! Tudo o que a gente sente nessa hora é medo de errar. Todos os temas do mundo parecem estranhos… Parece tão difícil como quando você tinha que escolher entre jogar Mário ou Donkey Kong.

A primeira coisa a se pensar enquanto se está em fase de escolha é: tema é um caso de amor, você precisa gostar dele de verdade, com todo o coração. A segunda coisa, além de amar, é ter certeza de que você conhece o quer estudar. Será muito, mas muito difícil escrever sobre um tema desconhecido, acredite. Não é preciso ser expert no assunto, mas é preciso ter uma vontade enorme de descobrir mais sobre ele!

Também não tente escolher um tema que não tenha relação com seu curso, senão não faz sentido, dãr!

Uma dica super importante: quando vamos escolher nosso tema, precisamos pesquisar e descobrir se muitas pessoas já falaram sobre ele também. Me explica: para que repetir? Trabalho desnecessário!

Por fim, um sábio conselho: se o tema que você está namorando tem qualquer relação com a área em que algum professor ou profissional próximo atua, corra atrás dele e pergunte tudo, mas tudo mesmo, sobre o assunto. Converse, troque ideias, tire dúvidas e explique sua vontade de escrever sobre aquilo. As pessoas amam ajudar alunos empenhados em conhecer mais sobre seu assunto do coração. Não dói, não custa nada e você sai mais tranquilo e confiante.

Temas, às vezes, são bichinhos complicados de capturar, mas, depois que você agarra o seu, vocês se tornam companheiros de batalha.

As 4 palavras mágicas para a escolha do tema do seu TCC são: amar, conhecer, pesquisar e conversar.

Level up! (:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


6 × nove =