Como delimitar seu tema (sem sofrer)

delimitar-tema-tcc

Já falamos sobre como escolher seu tema aqui. Agora, o assunto vai ficando mais Heavy Metal.

Delimitar o tema do TCC é uma das primeiras missões impossíveis de um padawan.

Sempre que você alcança a certeza de ter delimitado o suficiente, seu orientador chega e diz que ainda não está bom. É muito complicado, no início, imaginar seu trabalho sendo feito sem já ter feito um. É exatamente por isso que delimitar seu tema pode exigir tempo e dedicação.

Quando você vai pensar na delimitação do tema, precisa pensar em algumas coisas:

– A abrangência daquilo que você quer estudar: É impossível escrever sobre algum assunto que envolva o mundo todo, certo? Quero ver você ir até a China para coletar dados locais. Portanto, escolha um assunto que você consiga alcançarSe você quiser escrever sobre as hortas, por exemplo, precisa dizer exatamente qual a horta que te interessa.

Ex.: A horta que queremos pesquisar é aquela que fica no Centro Cultural da cidade de São Paulo.

– Período do estudo: Dentro do curto prazo para realizar sua pesquisa não será fácil analisar dados de um período de 50 anos. Por isso, determine um período de tempo possível para o seu estudo. Você já delimitou que sua horta fica em São Paulo, no Centro Cultural. Agora, você precisa escolher / definir o período de estudo.

Ex.: Você vai estudar a Horta do Centro Cultural de São Paulo no ano de 2013.

– O que você pretende abordar: Dentro de um assunto há vários pontos a serem destacados. Qual deles será o seu? Uma horta (tema) envolve muitas coisas: a organização, o plantio, o que foi plantado, a colheita…

Ex.: Você decidiu, então, que quer observar o desenvolvimento das cenouras da horta do Centro Cultural de São Paulo no ano de 2013.

Até aqui, tudo certo, porém, é a hora em que seu orientador vai dizer: ainda não está delimitado o suficiente! E, então, você precisa continuar a delimitar:

– Abordagem exata: A cenoura é um ser complexo, que depende de muitas coisas para se desenvolver. De quais dessas coisas, exatamente, você quer falar? Dos fatores externos à horta, como insetos, passarinhos e pessoas que podem interferir no desenvolvimento? Ou dos aspectos internos da horta, como a qualidade do solo, o volume e a frequência da rega, o uso de adubos e ou agrotóxicos? Ou dos aspectos intrínsecos da cenoura, como a espécie específica que foi plantada, os tempos médios de germinação, coloração e tipos de nutrientes da cenoura madura?

Por tudo isso (e mais um pouco) é preciso dedicar tempo para delimitar seu tema sem perder a criatividade. É claro que você não poderá criar um assunto aleatório, mas há milhares de possibilidades e uma delas vai fazer seu coração bater mais forte.

Delimitar não significa afogar sua criatividade e apagar todas as suas ideias mirabolantes, significa adequar suas ideias ao jeito certo de fazer.

Seja criativo e bora delimitar esse tema!

Ah! Já dê um pulo aqui e leia sobre como escolher seu tema, porque para delimitar é preciso, antes, ter um tema!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


seis × = 54