11 fatos sobre você e o seu TCC

fatos-tcc

SIM! Você é uma pessoa normal e sente o que todo mundo sente.

1 – Conhecer o desespero

O primeiro passo, depois de chegar diante do TCC, é se desesperar e imaginar que você jamais vai encontrar um tema para o seu trabalho.

Calma! Pesquise, converse e tenha paciência. Não é porque todos os seus amigos já estão escrevendo que seu mundo vai acabar. Não faz ideia do que escrever? Uma boa e sincera conversa com seus professores é o início de uma jornada de sucesso.

2 – Sentir um pouco de raiva

“Por que ter que fazer um trabalho tão grande e tão trabalhoso se eu não tenho tempo nem para comer?” Depois de se ver meio perdido, este é o segundo pensamento que passa na cabeça de todas as pessoas. Sabemos que você não tem mais 10 horas sobrando no seu dia para fazer o TCC, mas, durante essa fase, é preciso aproveitar cada segundo livre. É assim para todos os seres humanos, será assim com você.

3 – Conviver com a insegurança

Com certeza você já pensou ou vai pensar: “como vou ser capaz de fazer um TCC?”. A resposta é: se você chegou até aqui, você é perfeitamente capaz de fazer seu trabalho sozinho. Talvez tenha que estudar como nunca antes, mas vai conseguir. Aliás, você não está sozinho, seu orientador pode ser um baita parceiro.

4 – Cansaço: seu melhor amigo

Há dias em que os olhos simplesmente fecham e nada mais funciona. Todas as pessoas normais que já fizeram TCC sentiram isso. Nessa hora, o segredo é largar tudo, mudar o foco e relaxar. Não adianta continuar pregando um prego torto, logo a cadeira vai desmontar!

5 – Dormir com a sensação de que você está fazendo tudo errado

Talvez esse seja o pensamento mais comum a partir do momento em que você escreve a primeira frase do trabalho. Que tal confiar em você mesmo? Tente, apenas tente. Se estiver realmente errado, você saberá e, no máximo, precisará consertar. Ninguém nunca morreu por ter seguido a direção errada no TCC.

6 – Perder seu trabalho e se arrepender para sempre por não ter sido cuidadoso

Nunca é tarde para lembrar que seu computador vai estragar, seu pendrive vai fugir, o computador do trabalho vai pegar vírus e o mundo vai conspirar contra você. Quando o assunto o TCC, o verbo SALVAR precisa estar colado em todos os cantos da sua casa. Salve seu TCC em todos os lugares possíveis. Todos! Há sempre (SEMPRE!) um caso de alguém que perdeu todo o trabalho perto de você.

7 – Ficar completamente perdido diante de uma tal de ABNT

A formatação do seu trabalho é extremamente importante. Nunca deixe para formatar o TCC só quando terminar de escrever. Comece escrevendo, desde o início, da forma correta. Peça para o seu orientador te ajudar e encontre um trabalho já formatado para apenas escrever o seu em cima. Não é tão difícil quanto parece.

8 – Achar que seu orientador não está nem aí para você

Professores também têm vida, todo mundo sabe. Eles certamente não estão na frente do computador esperando seu e-mail. Programe-se e não dependa somente dele para continuar. Se você costuma entregar as coisas 15 minutos antes de terminar o prazo, lembre que seu orientador fará o mesmo com você.

Se um professor assumiu ser seu orientador, ele lembrará, constantemente, disso, mesmo que não possa te dar tanta atenção. O nome dele também está no trabalho. Quem esquece disso? Aprenda a ter paciência e, se não funcionar, busque ajuda de outras formas, converse com outros professores e siga em frente.

9 – Ter certeza de que não há nada mais neste mundo relacionado ao seu trabalho porque você não encontrou artigos ou livros

Não é verdade. Volte lá e pesquise direito!

10 – Acabar o TCC e morrer de medo do próximo passo: a apresentação

A cada 10 minutos um aluno pensa em fugir para Marte para não precisar apresentar o TCC. 100% das pessoas que já tiveram que apresentar um sentiram medo e ficaram nervosas. A boa notícia é que todas sobreviveram! Inclusive, até fizemos um mini e-book com dicas valiosas para te ajudar com isso. É só clicar AQUI para dar uma espiada e ficar mais tranquilo.

11 – Sentir saudades quando tudo acabar

No fim, você vai olhar para trás e se sentir vazio. Quem vai acabar com as suas noites de sono agora? E, então, uma nova jornada começará. Bem-vindo ao mundo dos adultos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


cinco + = 6